segunda-feira, 14 de junho de 2010

As obras de Baccelli e seu impacto



Irmãos e irmãs, que a luz que emana dos emissários do senhor possa inundar nossos corações.

Eu sou a pessoa que têm mais defeitos no mundo inteiro. Mas não fique com pena de mim. Não falo isso para que meu leitor me trate como se tratasse a um doente terminal. Eu falo isso porque um dos meus grandes defeitos é não manter minhas amizades e não haveria como citar esse defeito sem que parecesse ser o único. Então, acredite em mim: perto da infinidade de defeitos que me assolam a alma, esse é um cisco.

Mas, não sei bem porque citei esse meu defeito. Eu não tinha a mínima pretensão de falar sobre a quantidade de amizades que já deixei escapar pela minha vida por esquecer de manter o contato.

Ah! Sim, lembrei (para você foi num piscar de olhos mas eu demorei uma tarde inteira para voltar a esse texto e completá-lo)... Eu, e esse meu defeito já me fizeram perder várias pessoas queridas pelo caminho mas, a pouco tempo atrás, graças ao ORKUT, fui encontrado por uma grande amiga dos velhos tempos de Lofty (baladinha extinta no coração do Gonzaga/Santos). Essa amiga, no último dia 05/06, após ler esse humilde blog, mandou-me um email perguntando a respeito do livro “Estudando Nosso Lar” do Baccelli (, Carlos A) com o Dr. Inácio Ferreira. Na verdade ela me perguntou, mais exatamente, sobre o que era discorrido no livro. Respondi-lhe que sua resposta seria dada por aqui. E aqui estamos para isso.

No livro Baccelli, com a ajuda do autor espiritual (ou seria o contrário?), nos ajuda a entender um pouco mais sobre a cidade espiritual de Nosso Lar. Tenta ser um guia de estudo ao ler Nosso Lar e, pela falta de obras desse nível, o livro obtém o êxito pretendido. Ajuda a interpretar (sempre segundo o ponto de vista do autor espiritual) o que André Luiz nos retrata. É um livro muito bom, e segundo os meus conceitos, recomendo. Porém eu acredito que o médium tenta, numa ânsia de resposta aos espíritas incrédulos de suas obras, convencer o leitor de certos conceitos. Eu simplesmente adoro as obras do médium (todas), mas, eu acredito que em todas as suas obras ele cometa o mesmo “erro”. Sempre tentando convencer. Mas, por que ? Que adianta ? Quando André Luiz recebeu a incumbência de nos transmitir aquilo que considero a continuação das obras de Kardec, em tempo nenhum ele tentou convencer ninguém do que ele estava ditado. Muito menos nosso amado Chico ficou debatendo sobre o tema. Obviamente que foi uma revolução, principalmente quando do lançamento de Nosso Lar, e ele precisava responder algumas perguntas, mas, aos incrédulos que ficasse a sua discórdia. Não quer acreditar ? Respeito muito mas, deixe-me seguir com meu trabalho. Nada de, livros após livros, falando sobre os mesmos temas. E Baccelli incorre nesse erro. Em toda sua obra doutrinária ele fala sobre a reencarnação de Chico, sobre a reencarnação no mundo espiritual e sobre os espíritos terem necessidades fisiológicas. Creio eu que já seria o bastante um comunicado desses e pronto. Gerou revolução ? Pois ela perdurará apenas até a próxima obra pois lá outra bomba explodirá, encobrindo esta.

Não sei se estou sendo claro o bastante. Desculpem !

Baccelli x Mundo Espírita x Bacelli x Mundo Espírita x ...

E deixemos uma coisa muito clara. Eu leio Baccelli. E muito. Se acredito ou não no que está escrito eu não vou dizer porque estaria sendo contraditório com minhas opiniões aqui pautadas. Mas leio com muita freqüência e gosto. Acredito que o linguajar é simples de se entender . Eu sempre achei que as palestras em centros espíritas são pautadas num linguajar muito antigo e lembremos que a média populacional do espírita está crescendo, trazendo, com esse crescimento, a população paupérrima e, faz-se necessário explicar o evangelho em linguagem simples, português claro. E o Baccelli nos trouxe isso.

Aí ele escreve, com todos aqueles conceitos de Chico ser Kardec, de um espírito estar grávido e de um espírito sentir vontade de fazer xixi e pronto. Uma dezena de centena de pessoas criam listas de discussão para dizer que ele é analfabeto, que ele é interesseiro, que ele quer polemizar e que ele quer distorcer as raízes do espiritismo e isso e aquilo e.... fazem greves às obras do Baccelli. Raros são os centros espíritas cujas bibliotecas ou livrarias possuem obras dele, cedendo o lugar dele ao Divaldo Franco.

Ora essas: Em primeiro lugar o Baccelli não precisa de defesa e não estou defendendo-o (aliás, a alguns parágrafos atrás lembro-me de te-lo criticado, ou às suas obras). Ele não precisa de defesa. Também não estou polemizando, estou colocando nesse espaço minha humilde opinião. Em segundo lugar o Baccelli é formado em Odonto. Super estudado. Homem culto e isso é perceptível quando se assiste a uma palestra dele (já tive esse prazer). Mas, depois que ele escreve, as obras são revisadas ortográfica e gramaticalmente por um grande amigo do Baccelli. Além disso a editora também deve revisar (o que já não garanto). Aí, uma palavrinha que saia errado e.... Todo mundo mete o pau sem saber. Simplesmente criticam e o chamam de analfabeto como anda acontecendo em alguns fóruns espíritas. Terceiro: O Baccelli reverte 100% de suas obras literárias para obras assistenciais mineiras. O Lar dos idosos, o CE Pedro e Paulo e tantos outros. Alguém por favor me diga onde há interesse nisso ? Porque o sujeito “cede” seu tempo ao espiritismo, psicografando, vende, reverte e é duramente criticado e até excluído ? Ora essas... É de se admirar que alguém possa chamar de interesseiro alguém que não pega um centavo sequer de suas obras. Que tem um trabalho de assistência social maravilhoso ajudando um “sei lá quantos” de pessoas (pesquisem, eu não sou o dono da verdade). E o pior, muito me admira isso acontecer no coração dos centros espíritas. Então, deixo aqui meu recado como um grito: Espíritas: Uni-vos pelo ideal, pela doutrina apaixonante que nos conduz e pratiquemos a máxima FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO !

Que o Pai celestial possa, em sua onipresença, abençoar nossa semana.

Alt

CITAÇÕES DESTE POST:
Para Ler



- Estudando Nosso Lar
Carlos A. Baccelli e Inácio Ferreira
LEEP (Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo)
350 páginas



Nenhum comentário: