quinta-feira, 8 de julho de 2010

Breve descrição da ramificação espírita atual



Este post é continuação do post anterior, "Os vários espiritismos existentes". Agradeço caso possam me ajudar nas divisões pois posso estar desatualizado. O tema requer um grande debate, aberto, sem preconceitos e despretencioso. Está aberta a proposta.

Sabe o que é mais engraçado disso tudo ? Efetuando pesquisa em diversos blogs e grupos de discussões espíritas, a grande maioria afirma não haver divisão e àquele que divide não é espírita (a alguns até xingam). Aí complementam: O verdadeiro espírita é aquele que.... e completam a frase com uma das definíções abaixo. Me desculpem mas, foi cômico. Sem ironias, apenas cômico.

1) Ortodoxos: Procuram ao máximo seguir as obras de Allan Kardec e julgam-se detentores da pureza doutrinária, havendo, inclusive, discussões entre suas divisões, cada uma requerendo o título de "mais pura".

a) Roustenguistas: Seguem a FEB, suas padronizações e recomendações. Divulgam o "Cristianismo Redivivo". Chego a supor que em breve nova ramificação pode ser aberta uma vez que cada dia que passa existe um maior numero de seguidores do filósofo espiritualista Pietro Ubaldi.

b) Tradicionais: Seguem a FEB em quase tudo, excetuando-se a adoção das obras de Roustaing. Tambem "prevejo" uma dissociação deste grupo muito em breve visto que alguns sequer ousam falar nas "obras roustenguistas", ainda que defendam um Espiritismo religioso e cristão (veja por exemplo o "movimento de reformas" em São Paulo que acabou se transformando numa nova denominação [Igreja Evangélica] ou o jornal "O Correio Fraterno do ABC"). A mesma regra para o "ubaldismo" vale aqui. Percebam que as obras de Pietro Ubaldi conseguem agradar a setores diferentes do Espiritismo nacional. Falaremos sobre algumas obras desse admirável escritor em breve.

c) Laicos: Manja os científicos que citei no post ? Oieee. Somos nós. Defendem um espiritismo não-religioso e sem dogmas. Respeitam o novo testamento assim como Cristo mas, não o entendem como a regra moral a ser seguida, discutindo essa regra moral com outros credos religiosos. Em Santos/SP possuem um famoso jornal, o "Abertura".

2) Heterodoxos: Kardec é o centro de suas orientações teóricas e práticas mas misturam apometria, umbandismo, ocultismo, e tantas outras ceitas. Dividem-se:

a) Leves: Misturam crenças, na prática e na teoria de qualquer filosofia coerente com o espiritismo. Entretanto, participam de encontros, congressos, feiras, e quaisquer movimentos divulgados pela FEB.

b) Ramatisianos: Seguidores de Cristo e Kardec como a grande maioria dos(se não todos) espiritas, entretanto incluiem-se aqui as obras de Ramatis e as seguem como mestre em seus trabalhos. Podem participar de movimentos ortodoxos mas, em geral, criam seus próprios centros, denominando-se universalistas. Alguns chegam a utilizar as obras de Paiva Netto (LBV) como apoio.

c) Laicos heterodoxos: São os Laicos ortodoxos, apenas quem permite que os seus seguidores adotem sua religião. Procuram Kardec para conceber a visão maçônica.

d) Armondistas: Voce ja deve conhecer algumas obras do comandante Edgard Armond. Ele foi presidente da FEESP e foi considerado a ovelha negra pois nunca se submeteu à FEB. Fundou a Aliança Espírita Evangélica (AEE), muito forte na capital paulistana e possuem vários centros filiados a ela. Para esses seguidores visualizam o espiritismo apenas em seu aspecto religioso-cristão. Admitem ocultismo.

3) Independentes: Para quem pertence a esse grupo tanto faz ser espírita, espiritualista ou seja lá o que for. Seguem Kardec mas nao se importam com a pureza doutrinária. O Rio de Janeiro é o grande ponto focal desta divisão.

a) Os que não se filiam. Não se ligam a nenhum orgão do movimento espírita tradicional (conselhos regionais, FEB ou federações estaduais), mas, são kardecistas, sem abrir mão disso.

b) Há também aqueles que romperam com o Espiritismo. Grande exemplo é àquele que o Chico acreditava ser seu substituto. Dr. Waldo Vieira, que criou a "Conscienciologia e Projeciologia". Outro exemplo é Oswaldo Polidoro que criou o "Divinismo". Tem-se, ainda, os criadores do "Racionalismo Cristão". Mais exemplos estao fundados na familía Gasparetto (Zíbia e Luiz Antonio). Alziro Zarur e Paiva Netto com a LBV (Legião da Boa Vontade, que se auto-intitula a quarta revelação pós-espírita.

E acreditem, novas divisões, que seguem as máximas de kardec e são filosofias reencarnacionistas, surgem a cada dia. Que sirva de lição àqueles que criticam nossos irmãos evangélicos que a cada dia abrem novas igrejas com nomes distintos. Observai, caros irmãos, a trave no nosso olho pois ela sim, já é grande e preocupante o bastante.

Sigamos acreditando. Ainda vamos, todos, nos unir numa só filosofia, trabalhando, em seu interior, todo o esplendor dessa doutrina.

Alt.